8 Atividades Divertidas e Sustentáveis para fazer com as Crianças em Casa
Share
Ficar em casa com as crianças pode ser um desafio, especialmente quando tentamos ao máximo evitar que passem demasiado tempo em frente a um ecrã, procurando em alternativa estimular a sua criatividade e o cuidado com o meio ambiente.
Na Petit Fox tentamos ao máximo promover o respeito pelo planeta, reutilizando roupas de crianças que ainda têm tanto amor para dar. Para além das roupas, hoje trazemos-lhe 8 ideias de atividades divertidas e sustentáveis para fazer com as crianças em casa, usando materiais reciclados ou naturais. Já experimentou alguma com as suas raposinhas?
1. Jogo da memória com tampinhas de garrafa
Uma forma simples e divertida de reaproveitar as tampinhas de garrafa é transformá-las num jogo da memória. Só precisa de tampinhas iguais, papel, tesoura, cola e canetas.
Recorte círculos de papel do mesmo tamanho das tampinhas e desenhe pares de figuras diferentes, como animais, frutas, letras, números, etc. Cole os círculos nas tampinhas e pronto! Agora é só baralhar as peças e tentar encontrar os pares.
2. Terrário com uma garrafa de plástico
Um terrário é um mini jardim dentro de um recipiente transparente, que pode ser feito com uma garrafa de plástico cortada ao meio. Vai precisar de terra, pedrinhas, carvão ativado, musgo e plantas pequenas, como suculentas ou cactos.
Coloque uma camada de pedrinhas no fundo da garrafa, depois uma camada de carvão ativado, que ajuda a evitar o mau cheiro e o mofo. Em seguida, coloque uma camada de terra e plante as plantas escolhidas. Por fim, coloque um pouco de musgo por cima da terra, para dar um toque verde.
Regue o terrário com pouca água e tape a garrafa com a outra metade cortada. Coloque o terrário num lugar iluminado, mas sem sol direto, e mostre às suas crianças como ele se mantém vivo sem precisar de muitos cuidados.
3. Instrumentos musicais com materiais reciclados
Que tal fazer uma banda com instrumentos musicais feitos com materiais reciclados? Pode usar latas, potes, garrafas, rolhas, arroz, feijão, palitos, elásticos, etc. Veja algumas ideias:
- Tambor: use uma lata vazia e limpa e cubra a boca com um pedaço de tecido ou plástico bem esticado. Prenda com um elástico ou fita adesiva. Use palitos ou colheres como baquetas.
- Chocalho: use uma garrafa de plástico vazia e limpa e coloque no seu interior alguns grãos de arroz ou feijão. Tape bem a garrafa e agite para fazer barulho.
- Flauta: use uma garrafa de plástico vazia e limpa e encha com água até a metade. Sopre no gargalo da garrafa para fazer um som. Você pode variar a quantidade de água e o ângulo do sopro para mudar o som.
- Viola: use uma caixa de sapato vazia e limpa e faça um buraco redondo no meio da tampa. Prenda elásticos de diferentes espessuras sobre o buraco, esticando-os até as laterais da caixa. Use palitos ou canudos para levantar um pouco os elásticos nas bordas da caixa, fazendo um cavalete. Prenda os elásticos com fita adesiva nas laterais da caixa. Agora é só dedilhar os elásticos para tocar.
4. Pintura com pigmentos naturais
Sabia que é possível fazer tintas naturais com frutas, vegetais, flores e temperos? A Tinctória é uma marca portuguesa de tintas e corantes naturais feitas a partir de biorresíduos, sem quaisquer perigos para a saúde, ou seja, ideais para os mais pequeninos.
Para além de venderem as suas próprias tintas, também organizam workshops que não só trazem muita diversão como também ensinam às crianças a importância da economia circular.
5. Fantoches com meias velhas
Sabe aquelas meias velhas ou sem par perdidas no fundo da gaveta? Pode transformá-las em fantoches divertidos para contar histórias aos pequenitos. Vai precisar de meias, cola, tesoura, botões, lã, feltro, canetas e outros materiais da sua preferência para decorar os fantoches.
Coloque a meia na sua mão e dobre um pouco a ponta dos dedos para dentro, formando a boca do fantoche. Cole um botão em cada lado da boca, fazendo os olhos. Use a lã para fazer o cabelo, o feltro para fazer o nariz, as orelhas e outros detalhes. Desenhe a boca, os dentes, as sobrancelhas e outros traços com as canetas.
Use a sua imaginação para criar personagens diferentes, como animais, monstros, princesas, piratas, etc. A hora da história será sem dúvida bem mais divertida!
6. Origami com papel reciclado
O Origami é a arte japonesa de dobrar papel para criar formas variadas, como animais, flores, objetos, etc. Pode usar papel reciclado para fazer origami, como folhas de revista, jornal, cadernos, etc. Só precisa de uma tesoura para cortar o papel em quadrados e seguir as instruções de cada modelo de origami.
Poderá encontrar vários tutoriais na internet ou em livros sobre origami. Algumas ideias fáceis: o barco, o avião, o chapéu, o pássaro, a flor e a estrela.
7. Plasticina caseira
A plasticina é um brinquedo que estimula a criatividade e a coordenação motora das crianças. Pode fazer plasticina caseira usando ingredientes simples que tem em casa como farinha de trigo, sal, água, óleo vegetal e corante alimentar.
Misture duas chávenas de farinha com um pouco de sal numa tigela. Adicione uma colher de sopa de óleo e meia chávena de água aos poucos, mexendo bem até formar uma massa homogénea que não cole nas mãos. Se ficar muito seca, adicione mais água. Se ficar muito mole, adicione mais farinha.
Divida a massa em partes iguais e coloque algumas gotas de corante alimentício em cada parte, misturando bem até tingir toda a massa. Pode usar cores diferentes para fazer massinhas coloridas. Guarde as massinhas em potes fechados ou sacos plásticos para não ressecarem.
8. Móbile com galhos secos
Um móbile é um enfeite pendurado que se move com o vento ou com um toque suave. Pode fazer um móbile usando galhos secos que encontra na natureza ou no seu quintal. Vai precisar de galhos secos de tamanhos diferentes, corda ou linha, tesoura e objetos leves para pendurar nos galhos, como penas, conchas, pedras, folhas secas, etc.
Escolha um galho maior e mais grosso para ser a base do móbile e amarre um pedaço de corda nas suas pontas, formando uma alça para pendurar. Depois escolha outros galhos menores e mais finos e amarre-os no galho maior com pedaços de corda de comprimentos diferentes.
Por fim, amarre os objetos leves nos galhos menores também com pedaços de corda de comprimentos diferentes. Pronto! Agora é só pendurar o móbile num local que exposto ao vento ou movimento e admirar o seu trabalho.
Gostou das ideias? Tem mais alguma que gostasse de partilhar? Deixe os seus comentários abaixo e… mãos à obra!